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18/09/2015

O q é PSICOLOGIA, suas correntes teóricas e paradigmas com a educação.

Psicologia: é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais.
A Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...
No final do século XIX, os acadêmicos da época resolvem distanciar a Psicologia da Filosofia e da Fisiologia, dando origem ao que se chamou de Psicologia Moderna. Os comportamentos observáveis passam a fazer parte da investigação científica em laboratórios com o objetivo de se controlar o comportamento humano. Nesse sentido, os teóricos objetivam suas ações na tentativa construir um corpo teórico consistente, buscando o reconhecimento, enfim, da Psicologia como ciência.
É neste cenário investigativo que surgem três correntes teóricas: o Funcionalismo, o Estruturalismo e o Associacionismo.
Funcionalismo foi elaborado por William James (1842/1910) que teve a consciência (mente) como objetivo de estudo – como funciona e como o homem a utiliza para adaptar-se ao meio. O método de pesquisa utilizado foi a observação e introspecção.
Estruturalismo: Edward Titchener (1867/1927) se preocupava com a estrutura da consciência (mente) – percebiam a consciência, isto é, seus estados elementares como estruturas do Sistema Nervoso Central. “Decompor a percepção (todo) em sensações (partes).” O método de pesquisa utilizado foi introspecção e qualitativa.
Associacionismo: apresentado por Edward Thorndike (1874/1949). Seu ponto de vista era que o homem aprende por um processo de associação de ideias – da mais simples para a mais complexa, ou seja, comportamento aprendido. O método de pesquisa utilizado foi experimental.
No início do século XX, surgem mais três correntes teóricas principais, que, por sua vez originaram a diversidade de correntes psicológicas, que conhecemos hoje:
Psicanálise: Recupera a importância da afetividade e tem como seu objeto de estudo o inconsciente. A mente teria “camadas” – consciente, pré -consciente e inconsciente. Teoria elaborada por Sigmund Freud (1856/1939), depois J. Lacan, Bion, Melanie Kein e D. W. Winnicott.
Behaviorismo: Foi conhecida pela teoria S-R, ou seja, para cada resposta comportamental existe um estímulo. A aprendizagem se dá por meio do reforço. Surgiu nos EUA com John Watson (1878/1958), depois Ivan Paviov e B.F. Skinner.
Gestaltismo: Nega a fragmentação das ações e processos humanos, requerendo a necessidade de se compreender o homem como um todo e resgata as relações da Psicologia com a Filosofia. “Consciência de alguma coisa.” O todo é diferente da soma das partes, pois o todo depende da relação entre as partes. Surgiu na Europa, mais precisamente na Alemanha, com Wertheimer, Köhler, Koffka e Peris, entre 1910 e 1912.
Paradigmas da Psicologia e a educação
·       Psicanálise: educação voltada ao equilíbrio do Ego.
"Freud acreditava inicialmente que um dos meios para evitar o aparecimento de sintomas neuróticos seria oferecer uma educação não-repressiva que respondesse aos questionamentos da criança à medida que eles fossem surgindo. Ele também percebia como os sintomas neuróticos poderiam resultar em certa inibição intelectual. É inquestionável que a pura liberdade não educa e não cria indivíduos saudáveis; pelo contrário, cria inadaptados, narcísicos que acreditam que o mundo gira à sua volta e que nada existe além de suas necessidades individuais." (SOUZA, 2003, p.144) Neste sistema de pensamento, pode-se compreender que a educação não ocorre sem estar vinculada à repressão; que a educação relaciona-se com a questão do controle dos impulsos através do processo civilizatório.
·       Behaviorismo: educação voltada à promoção de um ambiente favorável ao comportamento funcional.
A relação do behaviorismo com a educação consiste na modificação do comportamento tanto do professor como do aluno melhorando a aprendizagem. Watson era categórico ao considerar que a transformação do indivíduo por meio da educação era possível.
·       Humanismo: educação voltada para a auto -realização humana.
Recorremos à expressão 'formação humanista' para designar um processo educativo no qual o ensino não se limita à transmissão de informações e ao desenvolvimento de capacidades, mas funda-se no compromisso com o cultivo de princípios éticos e com a formação de um sujeito.

Referências:
http://www.brasilescola.com/psicologia/o-que-e-psicologia.htm

http://www.claudia.psc.br/arquivos/Introdu%C3%A7%C3%A3o%20a%20Psicologia%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf

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