Psicologia: é
a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais.
A
Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que
o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção,
percepção, aprendizagem, inteligência...
No
final do século XIX, os acadêmicos da época resolvem distanciar a Psicologia da
Filosofia e da Fisiologia, dando origem ao que se chamou de Psicologia Moderna.
Os comportamentos observáveis passam a fazer parte da investigação científica
em laboratórios com o objetivo de se controlar o comportamento humano. Nesse
sentido, os teóricos objetivam suas ações na tentativa construir um corpo
teórico consistente, buscando o reconhecimento, enfim, da Psicologia como
ciência.
É
neste cenário investigativo que surgem três correntes teóricas: o
Funcionalismo, o Estruturalismo e o Associacionismo.
Funcionalismo foi
elaborado por William James (1842/1910) que teve a consciência (mente) como
objetivo de estudo – como funciona e como o homem a utiliza para adaptar-se
ao meio. O método de pesquisa utilizado foi a observação e introspecção.
Estruturalismo:
Edward Titchener (1867/1927) se preocupava com a estrutura da consciência
(mente) – percebiam a consciência, isto é, seus estados elementares como
estruturas do Sistema Nervoso Central. “Decompor a percepção (todo) em
sensações (partes).” O método de pesquisa utilizado foi introspecção e
qualitativa.
Associacionismo:
apresentado por Edward Thorndike (1874/1949). Seu ponto de vista era que o homem
aprende por um processo de associação de ideias – da mais simples para a mais
complexa, ou seja, comportamento aprendido. O método de pesquisa
utilizado foi experimental.
No
início do século
XX, surgem mais três correntes teóricas principais, que, por sua
vez originaram a diversidade de correntes psicológicas, que conhecemos hoje:
Psicanálise: Recupera
a importância da afetividade e tem como seu objeto de estudo o inconsciente.
A mente teria “camadas” – consciente, pré -consciente e inconsciente. Teoria
elaborada por Sigmund Freud (1856/1939), depois J. Lacan, Bion, Melanie Kein e
D. W. Winnicott.
Behaviorismo:
Foi conhecida pela teoria S-R, ou seja, para cada resposta comportamental
existe um estímulo. A aprendizagem se dá por meio do reforço. Surgiu nos
EUA com John Watson (1878/1958), depois Ivan Paviov e B.F. Skinner.
Gestaltismo: Nega
a fragmentação das ações e processos humanos, requerendo a necessidade de se
compreender o homem como um todo e resgata as relações da Psicologia com a
Filosofia. “Consciência de alguma coisa.” O todo é diferente da soma das
partes, pois o todo depende da relação entre as partes. Surgiu na Europa, mais
precisamente na Alemanha, com Wertheimer, Köhler, Koffka e Peris, entre 1910 e
1912.
Paradigmas da Psicologia e a educação
· Psicanálise:
educação voltada ao equilíbrio do Ego.
"Freud
acreditava inicialmente que um dos meios para evitar o aparecimento de sintomas
neuróticos seria oferecer uma educação não-repressiva que respondesse aos
questionamentos da criança à medida que eles fossem surgindo. Ele também
percebia como os sintomas neuróticos poderiam resultar em certa inibição
intelectual. É inquestionável que a pura liberdade não educa e não cria
indivíduos saudáveis; pelo contrário, cria inadaptados, narcísicos que
acreditam que o mundo gira à sua volta e que nada existe além de suas
necessidades individuais." (SOUZA, 2003, p.144) Neste sistema de
pensamento, pode-se compreender que a educação não ocorre sem estar vinculada à
repressão; que a educação relaciona-se com a questão do controle dos impulsos
através do processo civilizatório.
· Behaviorismo:
educação voltada à promoção de um ambiente favorável ao comportamento
funcional.
A
relação do behaviorismo com a educação consiste na modificação do comportamento
tanto do professor como do aluno melhorando a aprendizagem. Watson era
categórico ao considerar que a transformação do indivíduo por meio da educação
era possível.
· Humanismo:
educação voltada para a auto -realização humana.
Recorremos
à expressão 'formação humanista' para designar um processo educativo no qual o
ensino não se limita à transmissão de informações e ao desenvolvimento de
capacidades, mas funda-se no compromisso com o cultivo de princípios éticos e
com a formação de um sujeito.
Referências:
http://www.brasilescola.com/psicologia/o-que-e-psicologia.htm
http://www.claudia.psc.br/arquivos/Introdu%C3%A7%C3%A3o%20a%20Psicologia%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário