Não tenho interesse de tomar como meu nenhum artigo, pesquisa, reportagem, imagem, etc, a não ser que eu identifique como obra minha, caso contrário sou justa em admitir que os textos não são meus e na medida do possível informarei as referências de onde retirei as informações.

22/09/2015

Desenvolvimento humano e teorias do desenvolvimento.

Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.
Aspectos do desenvolvimento humano
Aspecto social ou desenvolvimento social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Em cada período do desenvolvimento o individuo irá se comportar de forma diferente.
Aspecto afetivo-emocional ou desenvolvimento afetivo – é o modo particular de cada indivíduo ser e integrar as suas experiências de vida. É como o individuo sente o mundo, incluindo medos, vergonhas, alegrias e a sexualidade.
Aspecto físico-motor ou desenvolvimento físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, a capacidade de manipular objetos. A forma como o corpo se exercita em cada fase específica.
Aspecto cognitivo (intelectual) ou desenvolvimento cognitivo – é a capacidade de pensamento, raciocínio; memória e atenção.
Processo cognitivo é a realização das funções estruturais da representação (idéia ou imagem que concebemos do mundo ou de alguma coisa), ligadas a um saber referente a um dado objeto.
            Fatores que influenciam o desenvolvimento humano
Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode se desenvolver de acordo com as condições do meio em que se encontra.
Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico.
Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.
Meio – conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.
Teorias do desenvolvimento
...estuda a evolução da capacidade perceptual e motora, das funções intelectuais, da sociabilidade e da afetividade do ser humano.
Desenvolvimento antecede a aprendizagem – Jean Piaget
Para Piaget a maturação (maturidade) biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo. As mudanças mais significativas são mudanças qualitativas (em género) e não qualitativas (em quantidade).
Desenvolvimento é a mesma coisa que aprendizagem – B. F. Skinner
Psicólogo Americano, conduziu trabalhos pioneiros em Psicologia Experimental e defendia o comportamentalismo / behaviorismo (estudo do comportamento observável).
Fez investigação na área da modelação do comportamento pelo reforço positivo ou negativo (condicionamento). O condicionamento operante explica que um determinado comportamento tem uma maior probabilidade de se repetir se a seguir à manifestação do comportamento se apresentar de um reforço (agradável). É uma forma de condicionamento onde o comportamento acabará por ocorrer antes da resposta. (S-R)
Aprendizagem é a aquisição de novos comportamentos, quanto mais comportamento aprendido, mais desenvolvimento.
Arnold Lucius Gesell
Psicólogo Americano que se especializou na área do desenvolvimento infantil. Faz parte da teoria da maturação. Responsável pela produção de escalas para avaliação do desenvolvimento e inteligência.

Para Gesell essas escalas do desenvolvimento estão divididas em 4 dimensões da conduta: motora, verbal, adaptativa e social


Referencia:
http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/psicdesenvcontrteoricas.htm

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