Estudar
o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma
faixa etária. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante
do mundo, próprias de cada faixa etária.
Aspectos do desenvolvimento humano
Aspecto social ou
desenvolvimento social – é a maneira como o indivíduo reage
diante das situações que envolvem outras pessoas. Em cada período do
desenvolvimento o individuo irá se comportar de forma diferente.
Aspecto afetivo-emocional ou
desenvolvimento afetivo – é o modo particular de cada
indivíduo ser e integrar as suas experiências de vida. É como o individuo
sente o mundo, incluindo medos, vergonhas, alegrias e a sexualidade.
Aspecto físico-motor ou desenvolvimento físico-motor - refere-se
ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, a capacidade de
manipular objetos. A forma como o corpo se exercita em cada fase
específica.
Aspecto cognitivo (intelectual)
ou desenvolvimento cognitivo – é a capacidade de
pensamento, raciocínio; memória e atenção.
Processo
cognitivo é a realização das funções estruturais da representação (idéia ou
imagem que concebemos do mundo ou de alguma coisa), ligadas a um saber
referente a um dado objeto.
Fatores que
influenciam o desenvolvimento humano
Hereditariedade – a
carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não
desenvolver-se. A inteligência pode se desenvolver de acordo com as
condições do meio em que se encontra.
Crescimento orgânico – refere-se
ao aspecto físico.
Maturação neurofisiológica – é
o que torna possível determinado padrão de comportamento.
Meio – conjunto
de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento
do indivíduo.
Teorias do desenvolvimento
...estuda
a evolução da capacidade perceptual e motora, das funções intelectuais, da
sociabilidade e da afetividade do ser humano.
Desenvolvimento antecede a
aprendizagem – Jean Piaget
Para
Piaget a maturação (maturidade) biológica estabelece as pré-condições para o
desenvolvimento cognitivo. As mudanças mais significativas são mudanças
qualitativas (em género) e não qualitativas (em quantidade).
Desenvolvimento é a mesma
coisa que aprendizagem – B. F. Skinner
Psicólogo
Americano, conduziu trabalhos pioneiros em Psicologia Experimental e defendia o
comportamentalismo / behaviorismo (estudo do comportamento observável).
Fez
investigação na área da modelação do comportamento pelo reforço positivo ou
negativo (condicionamento). O condicionamento operante explica que um
determinado comportamento tem uma maior probabilidade de se repetir se a seguir
à manifestação do comportamento se apresentar de um reforço (agradável). É uma
forma de condicionamento onde o comportamento acabará por ocorrer antes da
resposta. (S-R)
Aprendizagem
é a aquisição de novos comportamentos, quanto mais comportamento aprendido,
mais desenvolvimento.
Arnold Lucius Gesell
Psicólogo
Americano que se especializou na área do desenvolvimento infantil. Faz parte
da teoria da maturação. Responsável pela produção de escalas para avaliação
do desenvolvimento e inteligência.
Para
Gesell essas escalas do desenvolvimento estão divididas em 4 dimensões da
conduta: motora, verbal, adaptativa e social.
Referencia:
http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/psicdesenvcontrteoricas.htm
Referencia:
http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/psicdesenvcontrteoricas.htm
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