Não tenho interesse de tomar como meu nenhum artigo, pesquisa, reportagem, imagem, etc, a não ser que eu identifique como obra minha, caso contrário sou justa em admitir que os textos não são meus e na medida do possível informarei as referências de onde retirei as informações.

22/09/2015

Jean Piaget - desenvolvimento e aprendizagem

Epistemologia genética – Jean Piaget
Epistemologia significa teoria do conhecimento. Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio (ambiente), a partir de estruturas existentes no sujeito.
Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos.
Fases do desenvolvimento – J. Piaget
O sujeito que aprende é ativo em todas as fases de seu desenvolvimento, buscando conhecer e compreender o universo circundante. Porém, esse conhecimento não se verifica pelo simples contato entre sujeito e objeto.
Fatores do desenvolvimento intelectual – J. Piaget
Simplificando ao máximo, o desenvolvimento humano, no modelo piagetiano, é explicado segundo o pressuposto de que existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer. Esses fatores que são complementares envolvem mecanismos bastante complexos e intrincados que englobam o entrelaçamento de fatores que são complementares, tais como:
·       o processo de maturação do organismo,
·       a experiência com objetos,
·       a vivência social e
·       a equilibração do organismo ao meio.
Todo conhecimento está ligado a uma ação. “tudo que se ensina a uma criança, ela não pode descobrir ou inventar sozinha.”
Tipos de conhecimento – J. Piaget
Para Piaget a aquisição de conhecimento só ocorre mediante a consolidação das estruturas de pensamento e sempre se dá após a consolidação do esquema que a suporta, da mesma forma a passagem de um estágio para o outro depende da consolidação e superação do anterior.
Para Piaget, o desenvolvimento ocorre de forma que as aquisições de um período sejam necessariamente integradas nos períodos seguintes.
Períodos:
Conhecimento físico: descoberta (propriedades físicas do objeto: cor, forma, peso, textura...)
Conhecimento lógico-matemático: construído a partir do pensar sobre as experiências com o objeto e eventos.
Conhecimento social: adquirido dos grupos sociais e culturais.
O comportamento é controlado através de organizações mentais denominadas “esquemas”, que o indivíduo utiliza para representar o mundo e para designar as ações.
Essa adaptação é guiada por uma orientação biológica para obter o balanço entre os esquemas e o ambiente em que está. (equilibração). Assim, estabelecer um desequilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais do indivíduo.
Adaptação é o processo de assimilação e acomodação.
Assimilação: Ao entrar em contato com o objeto do conhecimento o indivíduo busca retirar dele as informações que lhe interessam deixando outras que não lhe são tão importantes, visando sempre a restabelecer a equilibração do organismo (interpreta e assimila).
Acomodação: consiste na capacidade de modificação da estrutura mental antiga para dar conta de dominar um novo objeto do conhecimento. Em síntese, toda experiência é assimilada a uma estrutura de idéias já existentes (esquemas) podendo provocar uma transformação nesses esquemas, ou seja, gerando um processo de acomodação.
Processo de Equilibração Majorante: é o que promove o movimento constante de assimilação e acomodação. A cada adaptação realizada é formado novo esquema assimilador estruturado e disponíver para que a pessoa realize novas acomodações e assim sucessivamente.
Piaget e as 4 estruturas do desenvolvimento
De 0 a 2 anos: Sensório-motor
·       Assimilação por estrutura hereditária: sugar o peito, depois assimila de sugar a mamadeira, depois assimila a chupeta, o dedo...
·       Inteligência pratica ou sensório-motora: A criança busca adquirir coordenação motora e aprender sobre os objetos que a rodeiam.
·       Desenvolvimento físico acelerado: suas capacidades estão limitadas em manusear pequenos objetos, alimentar-se e aos poucos aparecimento de novas habilidades.
·       Período em que a criança capta o mundo pelas sensações;
·       Diferenciação progressiva entre EU e o mundo;
De 2 anos até 7 ou 8 anos: Pré-operatório
·       A criança adquire a habilidade verbal e simbólica. Nesse estágio, ela inicia a nomear objetos e raciocinar intuitivamente, mas ainda não consegue realizar operações propriamente lógicas:
·       Fase bastante egocêntrica (eu centro do mundo)
·       Realiza representações mentais de objetos (desenvolvimento do pensamento)
·       Transformação do real
De 8 anos até 11 anos: Operatório concreto
·       Construção lógica: possui lógica consistente e habilidade de solucionar problemas concretos.
·       Operações: criança começa a formar conceitos como os de número e classes
·       Pensa antes de agir
De 11 em diante: Operatório formal
·       A contestação é marca desse período.
·       Passagem do pensamento concreto para o abstrato.
·       Operações no plano das ideias
·       tirar relações flexíveis e conclusões sobre a realidade a partir de hipóteses. O adolescente começa a raciocinar de forma lógica com enunciados puramente verbais (hipóteses)

·       Extração dos princípios lógicos da realidade

Referências
http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/psicdesenvcontrteoricas.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_da_educa%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário